Se você chegou até aqui, é porque você se interessa pelas Pesquisas remuneradas online, querendo se lançar nessa atividade, ou querendo saber como melhorar sua performance e resultados.

A verdade é que não há uma solução mágica, porém algumas condutas podem ser aplicadas e irão contribuir para essa tarefa. Lembre-se que, muitas vezes, existem outros parâmetros que impedem que você complete uma pesquisa, como por exemplo, não abrir seu e-mail ou não checar a disponibilidade de um pesquisas.

Algumas vezes, o que pode acontecer também é que a cota (quantidade total de respostas que uma empresa quer receber) para aquela pesquisa seja atingida antes mesmo de você ler o seu e-mail. Outro ponto é a qualidade de suas respostas. Claro que se uma empresa está buscando sua opinião, ela espera receber respostas completas, com o maior detalhamento possível.

Por isso, vamos falar sobre algumas práticas recomendadas para fazer as pesquisas on-line. Vamos mostrar a seguir, algumas dicas para você ter mais chances de se sair bem com as pesquisas. E, na sequência, vamos falar de segurança de dados de cuidados que você deve ter.

Boas práticas para responder pesquisas remuneradas na internet

 

1. Use um endereço de e-mail separado 

Uma prática muito útil é criar um endereço de e-mail separado para as pesquisas remuneradas. Assim você conseguirá visualizar rapidamente a chegada de uma nova pesquisa.

Outra vantagem é que manterá sua caixa de entrada pessoal e de trabalho livres e sem bagunça.

Além disso, se você parar de fazer pesquisas, poderá parar de verificar essa conta de e-mail, ao invés de cancelar a inscrição em vários sites.

 

2. Esteja atento ao que você compartilha

Boas empresas de pesquisa manterão sua identidade individual em segredo. Por isso é importante ler a Política de Privacidade de um site. Mesmo assim, isso não os torna seguros para enviar dados como CPF, número de carteira de motorista ou dados de suas contas bancárias.

Empresas de pesquisa legítimas não precisam dessas informações. Lembre-se que as pesquisas priorizam um certo grau de anonimato das pessoas que respondem as enquetes. Até mesmo para que ela se sinta livre de dizer o que pensa.

 

3. Use software antimalware

Um programa de antivírus e antimalware podem manter seu laptop ou computador livre de vírus. Assim, se você visitar vários sites de pesquisa por dia, é importante manter seu computador protegido contra spyware e vírus mal-intencionados.

 

4. Faça pausas frequentes

Completar pesquisas pode ser cansativo. Por isso, uma boa estratégia é fazer pausas frequentes ou ficar muito tempo olhando para a tela do computador ou celular.

Lembre-se que se você estiver cansado, poderá ficar tentado a se apressar em responder as pesquisas e fornecer respostas erradas ou inconsistentes, que não serão validadas.

 

5. Taxas e falsas promessas

Qualquer site de pesquisa que prometa que você ganhará milhares de reais ou dólares por mês é uma farsa ou está tentando te enganar. Certifique-se de que os sites em que você participa fazem declarações realistas sobre seus ganhos potenciais e a quantidade de tempo que leva para concluir as pesquisas.

 

 

Quando evitar um site de pesquisa remunerada

Agora que já vimos as boas práticas em relação às pesquisas, existem atitudes que você deve evitar para não ter problemas. Afinal, mesmo que um site de pesquisa seja confiável, algumas precauções devem ser tomadas por você. São elas:

 

1. Solicitação que você faça um pagamento

Um site de pesquisa legítimo nunca pedirá que você pague para participar. A sua participação deverá ser gratuita e de sua livre escolha.

 

2. Sites que peçam informações privadas antecipadamente.

Você não deve ter que fornecer seu número de CPF, por exemplo, durante uma pesquisa. Rara exceções acontecem quando há ganhos acima de US$ 600.

 

3. Não tem histórico ou classificações.

Empresas bem estabelecidas são mais confiáveis. Você pode ler o que os usuários reais têm a dizer sobre eles e verificar seu histórico de pagamentos e oportunidades disponíveis. Um canal bastante usado no Brasil é o ReclameAqui. Lá podemos observar não somente a quantidade de reclamações, mas também se a empresa se preocupa em responder as pessoas.

    4. Sites que pagam muito pouco ou nada.

    As empresas legítimas terão algumas oportunidades com ganhos mais altos que valem a pena serem concluídas. Pense em remunerações em dólares, que aumentam seus ganhos. Observe se os valores de pagamento de uma pesquisa estão compatíveis aos valores praticados, em relação à duração da enquete.

     

    5. Observe se o um site com falhas ou desatualizado.

    As empresas que não cuidam de seus sites podem não cuidar de seus membros. Claro que problemas pontuais podem acontecer, mas ao menos, a empresa deve comunicar isso aos seus participantes. Bem como buscar soluções rápidas para corrigi-las.

     

    6. Dificulta a qualificação para pesquisas.

    Faz parte das pesquisas remuneradas online fazer uma triagem inicial, afinal ela é pensada para um público específico. É claro que isso não será divulgado, pois a busca é pelo verdadeiro respondente. Mas ainda assim, não perca tempo com uma empresa que nunca permite se qualificar para pesquisas.

     

    7. Busque sites confiáveis.

    Existem oportunidades de pesquisa de qualidade suficientes disponíveis em diversos sites, e você pode evitar aqueles que o incomodam ou não são uma boa opção. Uma maneira de checar a confiabilidade de um site de pesquisas remuneradas é utilizar sites como Reclame Aqui. Veja o número de reclamações feitas, e quantas foram respondidas. Alguns sites, não se preocupam em responder ao seus usuários.